domingo, 20 de novembro de 2016

ALQUIMIA DO AMOR




Alquimia do Amor
 O mundo íntimo do ser humano é uma grande incógnita, somente decifrável através de seus efeitos, pois não é dado penetrar em sua essência real. A mente não se vê a si mesma. Na intimidade de cada criatura ocorrem incríveis fenômenos alquímicos, cuja compreensão só se dá através de representações e símbolos que permeiam a cultura, as artes e o saber humanos.

Combinações químicas, impulsos nervosos e estímulos aferentes se associam às emoções, aos pensamentos, às ideias, aos desejos e à vontade, numa fantástica alquimia interna, promovendo a vida humana. Quando um desses fatores não se encontra em sincronia com os demais, ocorre a doença. Essa combinação de elementos internos na psiquê humana é promovida pela energia psíquica, que proporciona o movimento na direção da atitude. Quando esse movimento é muito intenso na direção de conteúdos internos, próprios e aversivos, é sinal que a
depressão está a caminho. Em seu interior pulsa a energia da vida, criada num ínfimo de tempo que o Criador dedicou à singularidade humana. Em seu mundo íntimo, jaz algo inacessível e impenetrável ao mais arguto olhar. Ali, Deus estabeleceu sua morada e seu ponto de apoio para a construção da personalidade integral que se quer ser. O ser humano é resultante do produto da união do amor de Deus com o desejo de existir e ser feliz. Nada poderá obstaculizar a senda progressiva da alma humana na direção de si mesmo e de sua própria felicidade.

O encontro com Deus, em si mesmo, selará sua vitória definitiva, alcançando a perfeição para a qual foi destinada.
A vida é um processo alquímico constante, no qual a inércia inexiste.

A estabilidade é movimento. O propósito é a realização do si mesmo, cujo fluxo é para o mundo íntimo, porém a forma é atuando na vida externa. O movimento é no duplo sentido, isto é, para dentro e para fora simultaneamente.
Alquimia é mistura profunda, densa e essencial, na tentativa de alcançar algo puro. Ocorre na intimidade das coisas, assim como na profundidade da mente humana. No coração, os sentimentos se misturam na tentativa do encontro final e definitivo com aquilo que possa trazer plenitude. A vida humana apresenta uma série imensa de processos alquímicos, nos quais se misturam emoções, pensamentos e sentimentos que não pertencem à própria pessoa que a vive. Quando não se misturam os elementos adequados e nas proporções ótimas, a vida tenta corrigir, oferecendo avisos. Um deles é o adoecer.

fonte:Adenáuer Novaes
Fundação Lar Harmonia.

Um comentário: