Bodhichitta é a verdade
essencial, universal.
Por Lama Tubten Yeshe
de Ensinamentos do Budismo
Tibetano.
Esse pensamento puríssimo é o
desejo e a vontade de levar todos os seres sensíveis à realização do seu mais
elevado potencial: a iluminação.
O bodhisattva vê a natureza
cristalina que há em cada um de nós e, ao reconhecer a beleza do potencial
humano, sempre demonstra respeito.
Para a mente rude, seres humanos
são como ervas, algo para ser usado. "Ah, ele não significa nada para mim.
Os seres humanos não representam nada para mim."
Todos tentamos nos aproveitar dos
outros, tirar proveito em causa própria. O mundo inteiro está construído sobre
o apego. Países grandes oprimem países pequenos, crianças maiores roubam balas
de crianças menores, maridos aproveitam-se de suas mulheres. Torno-me amigo de
alguém porque essa pessoa talvez me seja útil. O mesmo acontece com o resto do
mundo. Namorados, namoradas; todos querem alguma coisa.
O desejo de fazer amigos apenas
para ajudá-los é extremamente raro, contudo, muito valioso. Buda explicou que
mesmo um único instante de pensamento da mente dedicada à iluminação em favor
dos outros pode destruir o karma negativo de cem mil existências.
O apego nos toma medíocres e
incomodados. Mas basta um pouco do calor de bodhichitta para aquecer-nos e
acalmar o coração.
Bodhichitta é uma solução
poderosa, é a energia atômica que destrói o reino do apego.
Bodhichitta não é o amor
emocional. Ao compreender a natureza relativa dos seres sensíveis e o seu
destino mais elevado, e ao desenvolver a disposição de conduzir todos os seres
rumo a esse estado de iluminação, a mente é preenchida com um amor nascido da
sabedoria, não da emoção.
Bodhichitta não é parcial. Onde
quer que você vá com bodhichitta, ao encontrar pessoas. sejam elas ricas ou
pobres, negras ou brancas, sentir-se-á bem e poderá comunicar-se com elas.
Temos uma idéia fixa: a vida é
deste jeito ou daquele jeito. "Isto é bom. Isto é mau." Não compreendemos
os diferentes aspectos da condição humana. Mas, tendo presente esse incrível
pensamento universal, a nossa mente estreita desaparece imediatamente. t tão
simples; temos espaço e a vida fica mais fácil.
Por exemplo, alguém olha para
nós, para a nossa casa, para o nosso jardim, e ficamos preocupados. Somos tão
inseguros e mesquinhos de coração! Somos arrogantes. "Não olhe para
mim." Mas com bodhichitta há espaço. Quando alguém olhar, simplesmente
diremos: "Pois bem. Estão olhando para mim. Mas não faz mal!"
Compreendem? Em vez de se preocuparem acharão que está tudo bem.
Bodhichitta é o agente tóxico que
nos entorpece contra a dor e nos enche de alegria.
Bodhichitta é a alquimia que
transforma todas as ações em bem para os outros.
Bodhichitta é a nuvem que
descarrega uma chuva de energia positiva que alimenta as coisas que crescem.
Bodhichitta não é doutrina. É um
estado de espírito. Essa experiência interior é completamente individual. Por
isso, como podemos ver quem é um bodhisattva e quem não é? Como podemos ver a
mente que tem auto-estima?
Se nos sentirmos inseguros,
projetaremos esse sentimento negativo sobre os outros.
Precisamos do mais puro e íntimo
pensamento de bodhichitta; onde quer que vamos, ele tomará conta de nós.
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