MANTRAS
PARA KUAN YIN
NAMO KUAN-SHIH-YIN PU-SA
A
PRONÚNCIA
NAMÓ GUAN-CHEER-IIN PUSSÁ
NAMÓ GUAN-CHEER-IIN PUSSÁ
O
SIGNIFICADO
Eu Chamo pela Bodisatva Kuan Yin, Aquela que vê e ouve o sofrimento do Mundo.
Eu Chamo pela Bodisatva Kuan Yin, Aquela que vê e ouve o sofrimento do Mundo.
Namo
(Sânscrito) - uma homenagem ao Sagrado nome de Kuan Yin, Salve !
Kuan (Chinês) – aquela que cuida e observa
Shih (Chinês) – o mundo
Yin (Chinês) - Som / Voz
Pusa (Sânscrito) – Bodisatva
Kuan (Chinês) – aquela que cuida e observa
Shih (Chinês) – o mundo
Yin (Chinês) - Som / Voz
Pusa (Sânscrito) – Bodisatva
A
PRONÚNCIA
DIO-CU DIO-NAN PUSSA-LAI
DIO-CU DIO-NAN PUSSA-LAI
O
SIGNIFICADO
Livre-nos do sofrimento e dos desastres. Bodisatva (Kuan Yin) - Venha!
Livre-nos do sofrimento e dos desastres. Bodisatva (Kuan Yin) - Venha!
OM MANI PADME HUM
Tradução: Recebemos a Jóia da consciência
no coração do Lótus. (O Lótus é o chakra).
Significa - Recebemos a jóia da
consciência divina, no centro do nosso chakra da coroa.
Avalokitesvara
alcançou tão elevado grau de espiritualidade, como se tivesse subido a mais
alta montanha. Destas alturas, estava para partir à planos ainda mais elevados,
e distantes da terra, quando ouviu um gemido que vinha do inconsciente coletivo
da humanidade.
O lamento
por sua partida. Seu coração encheu-se de compaixão e Avalokitesvara prometeu
ficar neste planeta trabalhando e servindo para evolução da humanidade.
Este
juramento bodhisatva, é feito por todos os Mestres que servem a Luz da Grande
Fraternidade Branca. Eles deixam de seguir as sua evolução em planos
superiores, para servir a Luz de seus irmãos ainda encarnados.
Ao
recitarmos o Mani Mantra, estamos penetrando a mesma roda metafísica que
os Mestres Ascensos e não Ascensos da Grande Fraternidade Branca que estão
constantemente empurrando - a Roda da Evolução Espiritual da humanidade.
Este
mantra tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet. Os tibetanos não
conseguiram entoá-lo da mesma forma, mudando sua pronuncia para: OM MANI PEME
HUNG este é o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos.
Qualquer
pessoa pode entoá-lo. Estando feliz ou triste, ao entoar o "Mani
Mantra", uma espontânea devoção surgirá em nossa mente e o grande caminho
será fortemente realizado.
O mantra
OM MANI PADME HUM, é fácil de pronunciar e poderoso pois contém a essência de
todo o ensinamento.
Muito tem
sido escrito sobre este mantra e é impressionante que apenas seis silabas
possam atrair tanto comentário importante.
De acordo
com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro
de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda.
O som de
cada silaba é visto como tendo uma forma paralela espiritual.
Fazer o
som de cada silaba portanto, é alinhar a si mesmo com aquela qualidade
espiritual particular e para se identificar com isto.
Existe
também um grande numero de outros beneficio que resultam da repetição deste
mantra, incluindo a produção do mérito e destruição do carma negativo.
OM - A
primeira silaba, recitá-la o abençoa para atingir a perfeição na pratica da
generosidade.
MA - Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura.
NI - Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência.
PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança.
ME - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração.
HUM - Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.
MA - Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura.
NI - Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência.
PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança.
ME - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração.
HUM - Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.
A senda
das seis perfeições é a senda de todos os budas. Cada uma das seis silabas
elimina um dos venenos da consciência humana.
OM -
Dissolve o orgulho
MA - Liberta do ciúme e da luxuria.
NI - Consome a paixão e os desejos
PAD - Elimina a estupidez e danos.
ME - Liberta da pobreza e possessividade.
HUM - Consome a agressão e o ódio.
MA - Liberta do ciúme e da luxuria.
NI - Consome a paixão e os desejos
PAD - Elimina a estupidez e danos.
ME - Liberta da pobreza e possessividade.
HUM - Consome a agressão e o ódio.
Os
mantras são freqüentemente, os nomes dos budas, bodhisattvas ou mestres e que o
compuseram. Os mantras são investidos com um infalível poder de ação, de forma
que a repetição do nome da deidade, transmite as qualidades de sua mente. O
nome é idêntico a deidade ou essência da deidade que o compôs e com ele
presenteia a humanidade dando a seus irmãos a essência de tudo aquilo que ele
atingiu em muitas vidas de esforço e sagrado oficio. Dando o glorioso resultado
de seu momentum de sabedoria.
Ao
recitar este mantra, o meditante também pode conseguir as qualidades do
Chenrezig, o bodhisatva da compaixão, conhecido na tradição Mahayana como
Avalokitesvara.
O mantra
OM MANI PADME HUM, chamado de mani mantra, levanta algumas traduções
misteriosas. Diz a tradição que este mantra significa o nome Chenrezig.
Contudo, Chenrezig não tem nome, mas ele é designado por nomes. Estes nomes são
a taça para a compaixão a benção e a força que ele derrama. Portanto este é
apenas um dos nomes de Chenrezig, MANI PADME, colocado entre as duas silabas
sagradas OM e HUM.
Parece-nos
que Chenrezig, Avalokitesvara e Kuan Yin são os nomes do mesmo buda da
compaixão.
OM -
Representa o corpo de todos os budas, também o começo de todos os mantras.
MANI - Jóia em sânscrito
PADME - Lótus ou chakra
HUM - A mente de todos os budas e freqüentemente finalizam os mantras.
MANI - Refere-se a Jóia que Chenrezig segura no centro de suas duas mãos.
PADME - Refere-se ao lótus que ele segura na sua segunda mão esquerda.
MANI - Jóia em sânscrito
PADME - Lótus ou chakra
HUM - A mente de todos os budas e freqüentemente finalizam os mantras.
MANI - Refere-se a Jóia que Chenrezig segura no centro de suas duas mãos.
PADME - Refere-se ao lótus que ele segura na sua segunda mão esquerda.
Dizendo
MANI PADME estamos nominando Chenrezig através de seus atributos: "Aquele
que segura a Jóia e o Lótus". Chenrezig ou Jóia do Lótus são dois nomes
para a mesma deidade.
Quando
recitamos este mantra, estamos na verdade repetindo o nome de Chenrezig. Este
mantra é investido com a benção e o poder da mente de Chenrezig, sendo que ele
mesmo reúne a benção e a compaixão de todos os budas e bodhisattvas. Desta
forma o mantra é imbuído com a capacidade de purificar nossa mente de sua
obscuridade. O mantra abre a mente para o amor e compaixão e a conduz ao
despertar.
Sendo a
deidade e o mantra um em essência, significa que é possível recitar o mantra
sem necessariamente trabalhar a visualização. A recitação permanece efetiva.
Cada uma
das seis silabas sagradas retêm um efeito purificador genuíno.
OM - Purifica
o corpo
MA - Purifica a palavra
NI - Purifica a mente
PAD - Purifica as emoções
ME - Purifica as condições latentes
HUM - Purifica o véu que encobre o conhecimento
MA - Purifica a palavra
NI - Purifica a mente
PAD - Purifica as emoções
ME - Purifica as condições latentes
HUM - Purifica o véu que encobre o conhecimento
Cada
silaba é ela mesma uma oração
OM - É
oração dirigida ao corpo dos budas
MA - É oração dirigida à palavra dos budas
NI - É oração dirigida à mente dos budas
PAD - É oração dirigida às qualidades dos budas
ME - É oração dirigida à atividades dos budas
HUM - Reúne a graça (benção) do corpo, palavra, mente, qualidade e atividade dos budas.
MA - É oração dirigida à palavra dos budas
NI - É oração dirigida à mente dos budas
PAD - É oração dirigida às qualidades dos budas
ME - É oração dirigida à atividades dos budas
HUM - Reúne a graça (benção) do corpo, palavra, mente, qualidade e atividade dos budas.
Estas
seis silabas correspondem à transcendental perfeição dos budas secretos.
OM -
Ratnasambhava, Buda que nos inunda com sua sabedoria de igualdade e nos liberta
do orgulho espiritual, intelectual e humano
MA - Amogasidhi, Buda que nos inunda com sua sabedoria que a tudo realiza, a sabedoria da ação perfeita e liberta-nos do veneno da inveja e do ciúme.
NI - Vajrasattva, Buda nos inunda com a sabedoria da vontade diamantina de Deus. Consome em nós o veneno do medo, da duvida e da descrença em Deus, o único Guru.
PAD - Vairochana, Buda que nos inunda com a sabedoria penetrante do dharmakaya, a poderosa Presença Eu Sou. Consumindo em nós o veneno da ignorância.
ME - Amithaba, Buda que nos inunda com a sabedoria da discriminação e consome em nós os venenos das paixões : Todos os desejos intensos, cobiça, avareza e luxuria.
HUM - Akshobhya, Buda que nos inunda com a sabedoria que se reflete como num espelho e consome em nós os venenos de raiva, ódio e criações de ódio.
MA - Amogasidhi, Buda que nos inunda com sua sabedoria que a tudo realiza, a sabedoria da ação perfeita e liberta-nos do veneno da inveja e do ciúme.
NI - Vajrasattva, Buda nos inunda com a sabedoria da vontade diamantina de Deus. Consome em nós o veneno do medo, da duvida e da descrença em Deus, o único Guru.
PAD - Vairochana, Buda que nos inunda com a sabedoria penetrante do dharmakaya, a poderosa Presença Eu Sou. Consumindo em nós o veneno da ignorância.
ME - Amithaba, Buda que nos inunda com a sabedoria da discriminação e consome em nós os venenos das paixões : Todos os desejos intensos, cobiça, avareza e luxuria.
HUM - Akshobhya, Buda que nos inunda com a sabedoria que se reflete como num espelho e consome em nós os venenos de raiva, ódio e criações de ódio.
As seis
silabas sagradas OM MANI PADME HUM são a essência das cinco famílias de
budas secretos. São a fonte para todas as qualidades e profunda alegria. É a
senda que conduz a uma elevada existência para a liberdade da alma.
OM MANI PADME HUM HRIH
A
PRONÚNCIA
OM MÃNI PADME RRUM RrIIII
OM MÃNI PADME RRUM RrIIII
O
SIGNIFICADO
Recebemos a jóia da consciência divina, no centro do nosso chakra da coroa., que nos traz a sabedoria discriminativa, o discernimento. (O Lótus é o chakra da coroa). HRIH! (Hrih é o bija, ou sílaba “semente”, do Buda Amitabha.)
Recebemos a jóia da consciência divina, no centro do nosso chakra da coroa., que nos traz a sabedoria discriminativa, o discernimento. (O Lótus é o chakra da coroa). HRIH! (Hrih é o bija, ou sílaba “semente”, do Buda Amitabha.)
Fonte: Eu Sou Luz - Paulo Simões
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