Chenrezig, o Buda da Compaixão, e
as 6 Paramitas
Chenrezig é uma deidade com um
corpo branco e quatro, e as vezes mil, braços. Ele é uma deidade por quem os
tibetanos tem uma devoção especial e cuja meditação é praticada também por
muitos ocidentais.
Primeiramente, nós necessitamos
compreender que Chenrezig é uma aparência, uma manifestação divina, tal como
uma essência, uma realidade interna. A aparência de Chenrezig é o símbolo de
sua essência manifestada. Com esta aparência nós podemos nos aproximar da
essência amorosa e compassiva de Chenrezig.
Chenrezig está dentro de nós
porque o amor e a compaixão não são qualidades adicionadas à mente. Estas
qualidades são parte do estado desperto da mente, mesmo que no momento este
estado exista somente como um potencial em nós.
Cada pessoa cujo coração é movido
pelo amor e pela compaixão, que age profunda e sinceramente pelo benefício de
todos, sem interesse para a fama, o lucro, a posição social ou reconhecimento,
expressam a atividade de Chenrezig. (Mas até mesmo as pessoas que desejam ser
assim, compassivas e amorosas, podem pedir auxilio a Chenrezig, mesmo que ainda
sejam raivosas, inseguras, irritadiças e/ou melancólicas.)
O amor e a compaixão são os
sinais verdadeiros que revelam a presença de Chenrezig. A mente amorosa de
Chenreig pode atuar na forma de uma pessoa, um animal, uma planta, uma ideia,
uma situação, uma intuição, uma inspiração. Sempre atuando na direção do amor e
da compaixão.
A forma mais comum pela qual
Chenrezig se manifesta é de um branco radiante, representando a pureza de
intenções, a força da bondade amorosa, a compaixão e a mente iluminada. Pode
ser visto sentado, tranquilo, com as pernas cruzadas, sobre uma flor de lótus.
Geralmente há um disco de lua branco atrás de si, mas pode as vezes ser um
arco-íris. Os quatro braços e mãos significam os quatro incomensuráveis:
bondade amorosa, compaixão, alegria e serenidade. Duas de suas mãos permanecem
juntas num gesto de oração na altura do chakra do coração, representando a
harmonia com o aspecto amoroso, a compaixão por todos os seres. Em sua outra
mão esquerda segura uma flor de lótus, representando o ensinamento dos budas.
Na outra mão direita segura um japamala (rosário), representando a prática
desse ensinamento, através da repetição do mantra OM MANI PEME HUM. Pode
aparecer parcialmente coberto por um pele de antílope, representando a proteção
que ele nos concede. Suas jóias representam a riqueza da alegria dos budas, que
está sempre a nosso dispor. Sorri com compreensão, enquanto seus olhos tem
sobre nós um olhar compassivo e amoroso, como uma mãe teria por seus filhos.
No budismo tibetano, a imagem de
Chenrezig é visualizada em muitas meditações. É comum visualizá-lo sobre nós
(sobre o chakra coronário) ou a nossa frente (em sintonia com nosso chakra do
coração) durante alguns minutos. Num segundo estágio da meditação, Chenrezig é
absorvido por nós (por nossos chakras) e assim sua morada passa a ser o nosso
interior. Chenrezig somos nós, na nossa forma mais pura, mais amorosa, mais
compassiva.
Nem sempre é necessário
visualizá-lo ao recitar o mantra. Na maioria das tradições se reza para as
divindades na esperança de receber bençãos que nos beneficiará de alguma forma.
Entretanto, na tradição budista, as bênçãos do seres iluminados não são
considerados vindos de uma fonte exterior, mas sim são inatas, são aspectos da
nossa própria natureza verdadeira.
Este tipo de meditação
(visualização e recitação do mantra) de Chenrezig vem sendo realizado por
centenas de anos em vários lugares do mundo. Hoje, porém, devido a experiência
vários mestres espirituais que orientam sobre os ensinamentos do nobre Buda, há
uma maior compreensão que a recitação do mantra e visualização de Chenrezig, ou
mesmo a recitação de sutras budistas, pode ser complementada com uma firme
determinação de meditar sobre a bondade e a compaixão na vida diária, assim
como cultivar as Seis Paramitas:
As 6 Paramitas:
1 - Generosidade
2 - Disciplina
3 - Paciência
4 - Empenho
5 - Meditação
6 - Sabedoria
As 6 Paramitas formam uma
"carta de intenções", para que cada um viva o seu dia da forma mais
respeitosa ao próximo possível. Não são mandamentos, ou seja, não há a
preocupação em "fracassar" e ser "punido" por isso. Não há
tal coisa no budismo, e muito menos em relação a Chenrezig, sempre amoroso e
compassivo. As 6 Paramitas são diretrizes para um comportamento que nos dê uma
vida saudável, para nós e todos ao nosso redor. São diretrizes que devemos
cultivar.
Podemos também meditar sobre a
importância de cada uma das Paramitas durante alguns minutos em nosso dia,
abrindo e fechando essa meditação com a recitação do mantra OM MANI PEME HUM.
A medida que formos entrando em
contato com Chenrezig em nosso interior, as 6 Paramitas vão se tornando mais
fáceis, fluindo naturalmente em nosso dia a dia, minorando o sofrimento humano,
manifestando nossa alegria e compaixão por todos os seres.
As 6 Paramitas formam um
complemento à prática da recitação do mantra de Chenrezig, nosso ser interno
amoroso e compassivo. Cada sílaba do mantra tem uma ligação
energético-vibratória com uma Paramita. Assim:
OM - Generosidade
MA - Disciplina
NI - Paciência
PE - Empenho
ME - Meditação
HUM - Sabedoria
Chenrezig é amor em nós. E quando
vivemos em amor, vivemos na Terra Pura do Nobre Buda. Namastê Shalom
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