sábado, 6 de maio de 2017

MOTIVAÇÃO PURA

Motivação pura
Nossa primeira preocupação tende a ser nossa própria busca por felicidade e nossas tentativas de escapar do sofrimento. Mas se você recuar e ver a si como apenas um entre toda uma infinidade de seres sencientes, seus desejos e medos individuais começam a parecer insignificantes em comparação. Exatamente como você quer ser feliz, assim também o quer cada um de todos esses seres. Mas na busca pela felicidade, quase tudo que eles fazem apenas resulta em sofrimento.

 Se apenas eles pudessem ouvir e seguir os profundos ensinamentos do Dharma, então, como um cego recuperando a visão, iriam ver que a felicidade — para si e os outros, nesta vida e nas que virão — vem unicamente através de ações positivas.

A única maneira de se livrar do vicioso ciclo de sofrimento e alcançar a felicidade última da iluminação é prestar atenção cuidadosa em executar ações positivas e evitar as negativas. De fato, se você ainda não assimilou essa verdade, pode alegar que deseja ajudar os outros, mas todos os esforços serão em vão.

É por isso que é tão importante, ao seguir os ensinamentos e colocá-los em prática, não esperar com isso ser respeitado ou recompensado por seu grande aprendizado, mas ter o pensamento: “possa eu alcançar a iluminação e poder dar esses ensinamentos a todos os seres, assim guiando-os ao Estado de Buda”.

Se sua mente está orientada para esses objetivos positivos, pode ter certeza que as palavras que você disser e as ações que executar — como servos recebendo instruções de seu mestre — vão naturalmente seguir na mesma direção.

Mas se sua mente é distraída e cheia de apego, inimizade e ignorância, então — independentemente de quantos milhões de mantras você recitar ou prostrações, oferecer — será como comer comida saborosa misturada com veneno. Essa não é a maneira de progredir em direção ao Estado de Buda.

Tente manter perfeitamente pensamentos puros em todas as circunstâncias, para que até o mais insignificante de seus atos preserve a energia positiva, até você atingir a iluminação. Uma gota de água que cai no oceano vai durar tanto quanto o próprio oceano.


Dilgo Khyentse Rinpoche, em “The Hundred Verses of Advice“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário