quinta-feira, 6 de abril de 2017

MANTRAS E UMA CANÇÃO PARA GANESHA


Resultado de imagem para Ganesha gifs


MANTRAS E UMA CANÇÃO PARA GANESHA

Mantras são estruturas verbais ou sonoras de natureza sagrada que infundem vibrações de cura psíquica e espiritual naqueles que os proferem, em voz ou em pensamento e sentimento.

Cada mantra é evocativo de um objetivo ou qualidade espiritual em particular. No Hinduísmo, no Budismo e em outras tradições milenares, a prática de entoar e mentalizar mantras é uma ferramenta importante de autoconhecimento e auto desenvolvimento espiritual.

Ao longo dos séculos, muitos mantras foram revelados e difundidos para além dos contextos iniciáticos das tradições religiosas. Nos tempos de ampla abertura à informação espiritual que vivemos hoje, os mantras foram incorporados também pela musicalidade secular, gerando canções maravilhosas como a do vídeo abaixo, dedicada a um dos deuses mais conhecidos e adorados do panteão Hindu, Ganesha.

Dentre outros simbolismos, Ganesha representa a sabedoria e o discernimento espiritual, a remoção de obstáculos (mas também a colocação dos obstáculos necessários ao desenvolvimento da sabedoria), a proteção e o refúgio contra a ignorância.

Composições como esta reúnem o poder iluminador, curativo e meditativo dos mantras com a inspiração advinda das belas harmonias musicais. São excelentes para ambientar o próprio lar, locais de trabalhos de cura e quaisquer outros lugares que busquem manter uma atmosfera psíquica limpa e uma sintonia espiritual elevada.


Música: Om Hari Om/Sharanam Ganesha (Refuge)
Artistas: Sean Johnson & The Wild Lotus Band

Letra:

Om Hari Om
Sharanam Ganesha
Om Gam Ganapataye Namaha
Ganesha

Vakra-Tunda Maha-Kaya
Surya-Koti Samaprabha
Nirvighnam Kuru Me Deva
Sarva-Karyesu Sarvada

Jai Ganesha, Jai Ganesha Deva
Mata Jaki Parvati, Pita Mahadeva

Significado aproximado:

Om Hari Om: é um mantra associado a Krishna como removedor do sofrimento.

Sharanam Ganesha & Om Gam Ganapataye Namaha: são mantras celebrando Ganesha como removedor de obstáculos.

Vakratunda Mahakaya Mantra: Saudações ao supremo Senhor Ganesha, cuja tromba curvada (vakra-tunda) e corpo maciço (maha-kaya) brilham como milhões de sóis (surya-koti), que dispensa suas bênçãos a todos (sama-prabha). Ó senhor dos senhores Ganesha (kurume-deva), gentilmente remova todos os obstáculos (nir-vighnam), sempre (sarva-), para sempre (sarvada-), de todas as minhas atividades e esforços (sarva-karyeshu).

Mata Jaki Parvati, Pita Mahadeva: Nascido de Parvati, filha dos Himalayas, e do grandioso Shiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário