Os Oito Níveis da Consciência
O
primeiro nível da consciência é a consciência do olhar. A forma é o
objeto dos olhos. Quando os olhos e a forma encontram um ao outro, eles
trazem a “visão” sobre a consciência do olhar. A consciência do olhar
sempre tem contato, atenção e sentimentos, porque qualquer consciência
tem as cinco formações mentais universais dentro dela. Elas acontecem
muito rápido, talvez em menos de um milissegundo.
Da
segunda até a quinta consciência temos: a consciência da audição, a
consciência do olfato, a consciência do paladar, e a consciência do
corpo. Corpo e toque, língua e gosto, nariz e cheiro, ouvido e som,
olhos e forma. Essas consciências são um tipo de fluxo; sua natureza é
um continuum, sempre passando por nascimento e morte.
É
como a chama de uma vela. Nós temos a ilusão, a falsa percepção, de que é
um chama, mas ao invés disso há uma sucessão de milhões de chamas
juntas sem interrupção. Quando alguém desenha um círculo com uma tocha
flamejante, você poderá ver um círculo de fogo. Mas isto é uma ilusão de
ótica. Quando o movimento é feito muito rapidamente, você tem a
impressão de que há um círculo todo de fogo ao invés de apenas uma
chama.
A consciência tem a natureza da cinematografia, com
uma imagem seguindo outra, dando a impressão de que é algo contínuo.
Assim todas as cinco consciências operam desta maneira. Quando você vê
um elefante caminhando, há uma sucessão de imagens do elefante, sujeito e
objeto sempre mudando. Essas cinco consciências podem parar de operar e
se manifestar de novo quando existem as condições certas. Elas não são
contínuas como as outras consciências. Quando você vai dormir, talvez
três, quatro, ou cinco param de operar continuamente.
De
acordo com os ensinamentos budistas, quando elas operam sozinhas sem a
consciência da mente, elas podem ter a oportunidade de tocar a dimensão
absoluta da realidade, ou última. Não há pensamento. O primeiro momento
de tocar e sentir pode ajudar essas cinco consciências a tocar a
dimensão absoluta, tocar a realidade. Isto é chamado em sânscrito de
pratyaksha. Há um contato direto, sem discriminação ou especulação. Mas
quando as cinco colaboram com a consciência da mente, então o
pensamento, a discriminação, a especulação instalam-se e elas perdem o
contato com a dimensão absoluta, com a realidade.
A sexta é
chamada de consciência da mente. Ela também pode ser ininterrupta, se
você entrar em um coma, ou dormir sem sonhar, ou entrar em uma meditação
sem pensamento, sem percepção. Se você sonha enquanto dorme, sua sexta
consciência ainda opera, mas ela não obtém forma, som, etc. das cinco
primeiras, mas da oitava, a consciência armazenadora. A consciência
armazenadora contém as sementes de tudo, assim o mundo dos sonhos é
criado a partir da consciência armazenadora.
Todas as
consciências se manifestam a partir da base, das sementes armazenadas. A
semente da consciência do olhar dá origem à consciência do olhar. A
semente da consciência do olfato dá origem à consciência do olfato.
Objeto e sujeito surgem ao mesmo tempo.
A sétima é manas, o
solo para a sexta consciência (consciência da mente) se apoiar a fim de
se manifestar. Manas tem uma visão errada sobre si mesmo. Está sempre
buscando prazer e tentando evitar o sofrimento. Manas ignora a parte boa
do sofrimento e os perigos da busca pelo prazer. Manas ignora a lei da
moderação. Um praticante deve tentar instruir manas a transformar as
visões erradas a respeito de si. Nós devemos instruir manas sobre o fato
de que há um grande perigo na busca pelo prazer; que nós não deveríamos
tentar fugir do sofrimento porque que se nós soubermos fazer bom uso do
sofrimento, a felicidade verdadeira se tornará possível. Este é o
trabalho da meditação.
A consciência da mente com
concentração plena pode ajudar a abrir um novo caminho na consciência
armazenadora. Todas as ações que nós praticamos são preservadas pela
consciência armazenadora. Qualquer pensamento que nós tenhamos produzido
hoje ou ontem, seja na linha do pensamento correto ou do pensamento
não-correto, é sempre armazenado. Nada é perdido, e irá retornar em
algum momento como retribuição.
A consciência armazenadora
recebe a informação, recebe a ação, e as processa e permite que
amadureçam, e se aperfeiçoem. O amadurecimento pode aparecer em qualquer
momento. As sementes da informação podem se manifestar na tela da
consciência da mente. O armazenamento pode ser comparado com um disco
rígido, o qual mantém e armazena a informação. Mas a informação no seu
disco rígido é estática, ela não está viva, enquanto todas as sementes
na consciência armazenadora estão vivas e mudando a todo momento,
passando por nascimento e morte, renovando-se todo o tempo; elas são
coisas vivas.
Características das Sementes na Consciência Armazenadora
A
bija, as sementes, tem características. A primeira característica de
uma semente é Kshanakarma em sânscrito. Ela significa passar por
nascimento e morte a todo momento, cinematograficamente, sempre mudando,
sempre evoluindo. Não como as informações que você armazena no seu
computador que permanecem as mesmas. Elas estão vivas, crescendo,
amadurecendo. Sua natureza é instantânea (em sânscrito, Kshana); isto
significa que elas subsistem apenas por uma unidade de tempo muito
curta.
O segundo aspecto das sementes é sahabhu em
sânscrito. Isto significa que a semente de uma formação mental e a
formação mental coexistem, servindo como causa e efeito uma a outra.
Elas estão sempre juntas como a esquerda e a direita. Por exemplo, a
causa e o efeito se manifestam ao mesmo tempo. Como o sujeito e o
objeto, esquerda e direita, acima e abaixo.
O terceiro
aspecto das sementes é bhavangasrota em sânscrito. Isto significa que
ela forma uma série contínua. Ela gera suas próprias frutas e sementes,
de novo e de novo. Ela faz um continuum. Ela não é um objeto estático,
ela é um fluxo. Ela tem sua própria natureza: uma semente de milho se
manifesta apenas como uma planta de milho. A semente da raiva tem a
raiva como a sua natureza, você não pode misturá-la com a semente da
compaixão.
O quarto aspecto das sementes é vyakrta em
sânscrito. Isso significa que a sua natureza como sadia, neutra ou
não-sadia é determinada. Cada pensamento, palavra, ou ação que você faz
pode ser classificada também como neutra, sadia ou não-sadia.
A
quinta característica é que as sementes estão sempre prontas para se
manifestar quando as condições são boas. A manifestação de uma semente
pode ser ajudada ou bloqueada por outras condições.
A
sexta natureza das sementes é que as sementes sempre dão frutos. Uma
semente traz o seu próprio fruto. Esta é a lei da retribuição. Um bom
ato trará um bom resultado. Um discurso feliz e compassivo trará um bom
resultado. Assim a semente de milho se manifesta apenas como uma planta
de milho, e não outra coisa.
Thich Nhat Hanh
Extraído de http://www.mindfulnessbell.org/wp/tag/eight-levels-of-consciousness/https://budismopetropolis.wordpress.com/
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