O mantra que
vou lhe dar é muito simples:
Gate, gate,
paragate, parassamgate, bodhi suaha.
Este mantra
pronuncia-se assim:
Gaaateee...
Gaaateee... Paaaraaagaaateee... Parassssamgaaateee... Booodhiii-suaaahaaa...
Em nossos
corações tem de ficar gravado. Este mantra é pronunciado suavemente,
profundamente, e no coração. Pode também ser usado como verbo silencioso,
porque há dois tipos de verbo, o verbo articulado e o verbo silencioso. O verbo
silencioso é poderoso.
Este mantra
abre o Olho de Dagma.
Este mantra,
profundo, um dia a levará a experimentar o Vazio Iluminador, na ausência do
Ego. Então saberão o que é o Sunyata, então você entenderá o que é o
Prajñaparamita.
Perseverança
é o que se necessita, com este mantra você poderá chegar muito longe. Convém
experimentar a Grande Realidade alguma vez, isso nos enche de ânimo para lutar
contra nós mesmos. Esta é a vantagem do Sunyata, esta é a maior vantagem que
existe com relação à experiência do Real.
E para
aproveitar a meditação e o mantra devidamente, vamos entrar por um momento em
meditação com o mantra. Portanto, rogo a você para entrar em meditação.
Relaxemos o
corpo completamente e depois nos entregamos totalmente a nosso Deus Interior
Profundo, sem pensar em nada, unicamente recitando o mantra completo, com a
mente e o coração.
A meditação
deve ser profunda, muito profunda, os olhos fechados, o corpo relaxado,
completamente entregues a nosso Deus interior. Não se deve admitir nenhum
pensamento nestes instantes, a entrega a nosso Deus deve ser total, somente o
mantra deve ressoar em nossos corações.
Apague as
luzes, relaxe o corpo. Relaxamento completo e entrega total a nosso Deus
Interior Profundo. Não pense em nada, por nada, por nada...
Recite o
mantra, e o repita muitas vezes para que não se esqueça:
Gaaateee...
Gaaateee... Paaaraaagaaateee... Parassamgaaateee... Booodhiii-suaaahaaa...
Continue
repetindo em seu coração, não pense em nada... Entreguemo-nos a nosso Deus...
Sinta-se
como um cadáver, como um defunto...
Observe como
as pessoas que se dizem intelectuais são cheias de estranhas manias, alguns
deixam o cabelo desalinhado, se coçam espantosamente, fazem mil palhaçadas;
claro, é produto de uma mente mais ou menos deteriorada, destruída pelo
batalhar das antíteses.
Se a todo
conceito colocamos uma objeção, nossa mente termina brigando sozinha. Como
conseqüência, as enfermidades vêm ao cérebro, as anomalias psicológicas, os
estados depressivos da mente, o nervosismo, que destroem órgãos muito delicados
como o fígado, o pâncreas, o baço etc. Mas se nós aprendemos a não ficar
fazendo objeções, e deixar que cada qual pense como quiser, que diga o que
quiser, termine as lutas dentro do intelecto e em seu lugar virá uma Paz
verdadeira.
A mente das
pobres pessoas briga o tempo todo. Briga consigo mesma espantosamente, e isso
nos conduz por um caminho muito perigoso, que leva as enfermidades do cérebro e
de todos os órgãos, destruição da mente, porque muitas células são queimadas
inutilmente. Há que viver em santa paz, sem fazer objeções, que cada qual diga
o que quiser e pense o que quiser.
Nós não
devemos fazer objeções, assim andaremos como deve ser, conscientemente.
Temos de
aprender a viver.
Infelizmente,
não sabemos viver, estamos metidos dentro da Lei do Pêndulo. Mas reconheço
aqui, conversando com você, que não é coisa fácil não colocar objeções.
Ao sairmos
de casa, pegamos nosso carro e logo adiante alguém vem e nos dá uma fechada. Se
não dizemos nada, pelo menos tocamos a buzina em sinal de protesto. Ainda que
seja buzinando, protestamos.
Se alguém
nos diz algo, em um momento que abandonamos a guarda, é certo que protestamos,
fazendo objeções. É muito difícil, espantosamente difícil, não fazer objeções.
No mundo
oriental já se refletiu muito sobre este assunto, e também no mundo ocidental.
Eu creio que há vezes em que é necessário apelar a um poder superior a nós
mesmos, se é que queremos liberar-nos desta questão das objeções.
Em certa
ocasião, lá pelas terras do mundo oriental, um monge budista ia caminhando, em
um inverso espantoso, cheio de gelo e de neve, de animais selvagens. Claro que
isto proporcionava sofrimentos ao pobre monge, que, naturalmente, protestava e
colocava objeções. Mas o pobre teve sorte. Quando estava quase desmaiando, lhe
apareceu em meditação Amitaba (Amitaba em verdade é o Deus Interno de Gautama,
o Buda Sakyamuni) e lhe entregou um mantra para que pudesse manter-se forte e
não fazer objeções, uma ajuda para que ele não ficasse protestando toda hora,
contra si mesmo, contra a neve, contra o mundo.
Esse mantra
é utilíssimo, vou vocalizar bem para que vocês o guardem na memória e para que
fique também gravado nas fitas que vocês trazem em seus gravadores:
Gaaatteee...
Gaaatteee... Gaaatteee...
É melhor
soletrar: G - A - T - E. Entendo que este mantra permitiu àquele monge budista
abrir o Olho de Dagma, e isso é interessante, se relaciona com a iluminação
interior profunda e com o Vazio Iluminador...
Houve
necessidade dessa ajuda, porque não é tão fácil deixar de colocar objeções. Um
momento em que a pessoa se descuida da guarda, já está colocando objeções a
tudo, à vida, ao dinheiro, à inflação, ao frio, ao calor etc. Muitos protestam
porque está fazendo frio, ou porque está fazendo calor, protestam porque não
têm dinheiro, protestam porque um mosquito lhes picou, protestam por tudo.
Em realidade
e de verdade, quando alguém vive fazendo objeções, se prejudica horrivelmente,
porque o que ganha por um lado dissolvendo o Ego, está perdendo por outro lado,
com as objeções. Se alguém está lutando por não sentir ira, mas está fazendo
objeções, pois o demônio da ira volta a tomar força.
Se está
lutando terrivelmente para eliminar o demônio do orgulho, se coloca objeções à
má situação, a isto ou aquilo, volta a fortalecer esse demônio.
Se está
fazendo um esforço para acabar com a abominável luxúria, mas se em um dado
instante coloca objeções, "porque a mulher não quer ter relações sexuais
com ele", ou a mulher, "porque o homem não a procura", e
cinqüenta mil objeções deste tipo, pois está fortalecendo o demônio da luxúria.
Assim, se de
um lado estamos lutando por eliminar os agregados psíquicos e por outro os
estamos fortalecendo, simplesmente estancamos. Portanto, se você quer, em
realidade e de verdade, eliminar os agregados psíquicos, tem de acabar com essa
questão das Objeções. Se não procede assim, se estanca inevitavelmente, não vai
progredir de maneira alguma. Quero que você compreenda isto de uma vez.
-------- Se
puder colocar em pratica será maravilhoso --------
*Conferência
proferida por Samael Aun Weor
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